quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto 50 anos da Legalidade

 

     Durante o mês de agosto nossa Escola desenvolveu um projeto interdisciplinar visando resgatar uma parte da história de nosso Estado "Os 50 anos da Legalidade", todos se envolveram em pesquisas, trabalharam na elaboração de vídeos, cartazes, e faixas revivendo a importância do Movimento da Legalidade. No dia 09/08 a Escola realizou uma palestra sobre o Movimento da Legalidade, onde fez-se presente o jornalista, professor, colunista do Correio do Povo e apresentador da Rádio Guaíba Juremir Machado da Silva que deu uma verdadeira aula sobre o assunto.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rondon, tempo e espaço para Sexualidade

 
    
     Falar sobre sexualidade é falar de sentimentos como: amor, prazer, cuidados, proteção, saúde, família...É isso que nossa Escola realizou com os alunos, através de encontros nos dias 09 e 18 de abril, 16 e 23 de agosto, com a enfermeira Nara Pedroso da Secretaria Municpal de Saúde de Butiá. Trabalhar a Sexualidade, tema ainda considerado complexo para muitos, exige do profissional habilidade e conhecimento, pois para ensinar adolescentes, é preciso saber vincular o que é aprendido com o seu cotidiano, ou seja, personalizar. De nada adianta fornecer as informações sobre o funcionamento do corpo, desvinculadas do prazer e do sentimento. É preciso considerar a sexualidade como algo ligado à vida.
     É esta linha de pensamentos que fez de nossos encontros um sucesso e um grande momento para aprendizagem, propiciando aos nossos alunos momentos para expressarem seus medos, anseios, dúvidas e ao mesmo tempo, aumentando a amplitude do "livre-arbítrio", para tomadas de decisões futuras no que tange ao desejo, ao amor e ao prazer.
    
Os temas trabalhados foram:

- prevenção de DST's e Aids;
- Gravidez Indesejada;
- Métodos Anticoncepcionais;
- Respeito ao seu corpo e ao corpo do outro;
- Namorar, "ficar";
- Mudanças do corpo na Puberdade;
- Drogas e Alcoolismo;
- Ciclo Menstrual;
- Adolescência.

Nosso agradecimento em especial para a enfermeira Nara Pedroso, pelos momentos de sabedoria que nos proporcionou. (Por SOE)


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Invernada do Rondon no Jantar Baile do CTG Vaqueanos da Querência

Mais uma vez nossa Invernada Artística, faz uma bela apresentação durante o Jantar Baile que aconteceu dia 20/08, após saborear o jantar os presentes assistiram as apresentações da Invernada Mirim e da Infanto Juvenil, que mais uma vez foi muito aplaudida pelo seu ótimo desempenho. Contamos com a presença de Matheus Espinoza que auxilou as professoras nos ensaios e agradecemos aos pais que estão sempre colaborando nesta caminhada que visa cultivar nossas tradições.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dia do Supervisor Educacional

   Hoje comemoramos o dia do Supervisor Educacional, este profissional que é de extrema importância, pois é ele o responsável pela coordenação e apoio nas atividades do corpo docente com o objetivo de promover melhor o trabalho didático-pedagógico. Parabenizamos em especial nossas supervisoras: Mariluce, Sílvia e Juraci Coutinho.

Que o prefixo que antecede o nome de tão importante profissão possa acompanhar todos os bons momentos de sua vida! Assim… um SUPER dia pra vocês!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Mais uma vez a Escola faz uma bela homenagem aos pais, nossos alunos mais uma vez nos surpreenderam com belíssimas apresentações que emocionaram a todos.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Viagem de Estudos

   As turmas de 6º série 61 e 62 prestigiaram a Semana Cultural de Guaíba, lá assistiram um Teatro de Rua "Histórias de Circo sem Lona", passearam na Beira do Guaíba e na Praça Central, depois foram para Porto Alegre visitar uma Exposição de Fósseis de Dinossauros da Patagônia no Barra Shoping.
   A exposição mostrava a história das grandes descobertas arqueológicas feitas na Patagônia nas últimas décadas, que foi considerado pelos cientistas um sítio arqueológico de grande importancia. (Por Mon. Andréia)








quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Estudante

Neste dia tão especial queremos homenagear nossos alunos em especial por que estudar é um grande passo em nossas vidas, parabéns aos adolescentes que estudam em nossa escola, aos pequeninos que deixa a mamãe e as brincadeiras em casa para aprender na escola e também uma homenagem especial aos nossos alunos do turno da noite que chegam cansados do trabalho e vem para escola para vencer mais uma etapa.