domingo, 20 de novembro de 2011

"Consciência Negra" o dia...

O "Dia da Consciência Negra" retrata a disputa pela memória histórica. E preservar a memória é uma das formas de construir a história. Por isso que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o "Dia Nacional da Consciência Negra".Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

Para comemorar esse dia, alunos da Turma 22 e das 7ªs séries realizaram apresentações de dança e canto, além de trabalhos com desenhos referentes a cultura africana que decoraram e embelezaram o saguão da escola.

O trabalho de pesquisa e apresentações dos alunos valeu muito a pena, pois perceberam que é importante que se conquiste o "Dia da Consciência Negra" como o dia nacional de todos os brasileiros e brasileiras que lutam por uma sociedade de fato democrática, igualitária, unindo toda a classe trabalhadora num projeto de nação que contemple toda diversidade existente no nosso país.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra

   O Instituto Estadual Marechal Rondon, envolvido com a Semana da Consciência Negra, planejou e executou ações que contaram com a participação de pessoas da comunidade. Na quarta-feira (16), ás 19h30min, o Professor Adão Cleiton, mais conhecido como Adãozinho, palestrou sobre a importância da cultura africana, e mais especificamente, sobre a trajetória do negro em nossa sociedade. Junto com ele, trouxe elementos do Grupo Maracatu Quizomba, que abrilhantaram a noite com suas experiências e cantos. Complementando as atividades, ocorreu a apresentação do Grupo de Capoeira Camboatá, coordenado pelo professor Gilvan, que empolgou os alunos com suas apresentações.
   Na quinta-feira (17), coube aos alunos da manhã, assistirem a palestra do Professor Adãozinho, e do Grupo Maracatu. Outros professores, também planejaram e desenvolveram atividades, enfocando o mesmo tema.
Foram momentos de aprendizagem e reflexão sobre a História do Negro.  

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Rondon no JEB

   O Instituto Estadual Marechal Rondon mostrou mais uma vez competência e determinação como em anos anteriores e voltou a ter equipes vencedoras. Com trabalho e dedicação dos professores de Educação Física, as equipes do Rondon retomaram o caminho de sucesso que sempr tiveram nesta competição.
   As equipes de Handebol Juvenil Masculino e Feminino obtiveram êxito absoluto sobre as equipes de outras escolas. Mostraram técnica, determinação, disciplina e garra, vencendo de forma incontestável seus adversários.
   Devemos também salientar que a equipe de arbitragem liderada pelo senhor Alcemar Vurdel foi a melhor dos últimos anos, não deixando margem para nenhuma reclamação ou contestação e que a organização do trorneio por parte da professora Catita, foi de maneira organizada, tranquila e pontual.

Parabéns aos atletas Lucas, Bruno, Stefano, Mateus, Gabriel, Gustavo, Roberto, Alisson, Anderson Nunes, Brendon, Lindsei, Yasmin, Kassandra, Dienifer, Thauyne, Naomi, Camila, Rita, Simone, Andrieli, Jaine, Gabriela, Danieli, Louisleine, Douglas, Leonardo Moraes, Marcos Valério, Maison, Matheus Bolzan, Cássio, Nicolas, Brunno, Emerson, Josef, Vanessa, Cleomara, Valda, Thayanne, Cleonice, Giulia, Juliana, Fernanda, Eduarda, Anne Marins, Cássia, Dionatha, Tainan, Felipe, Leonardo Arnolte, Christian, Marco Aurélio, Anderson Pitana, Carla, Katiele, Anne Michele, Débora, Bárbara, Maiara, Letícia e Franciele e aos professores de Educação Física, Eduardo, Mara e Patrícia por mais este sucesso nos Jogos Estudantis Butiaense.

Handebol Infantil

Handebol Juvenil

Futsal Juvenil

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia da Diretora

Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mas precisamos tomar o máximo de cuidado quando se trata de seres humanos. Para isso tornam-se necessárias pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto, você DIRETOR é importante nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações nas Unidades Escolares. Que neste seu dia o ‘SER SUPREMO’ lhe dê muita Luz para enfrentar os desafios de sua função...
Parabéns todo especial a nossa querida diretora Bárbara Mendes.