sexta-feira, 27 de abril de 2012

I Feira de Ciências 2012 - Ecossistemas Brasileiros

       
As turmas A e B do sexto ano, sob a coordenação do professor de ciências Alfeu fizeram um belíssimo trabalho com maquetes expondo aos demais colegas da escola os Ecossistemas Brasileiros. Ecossistema é a unidade natural que compreende todas as infrações dos seres vivos de uma comunidade entre si e com fatores abióticos do ambiente. São exemplos de Ecossistema: a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Mata das Araucárias, o Cerrado, a Caatinga, os Pampas e o Pantanal. Todos porém, sofreram algum grau de destruição. Um dos Ecossistemas mais devastados é a Mata Atlântica, restam apenas 7% da mata original. A destruição dos ecossistemas provoca o desaparecimento de milhares de espécies de seres vivos, esta extinção pode afetar o equilíbrio dos demais Ecossistemas. (por Prof. Alfeu da Silva)














 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Palestra sobre Qualidade Total, 5S's e PDCA


Tivemos no dia 24/4, uma palestra com o Professor José Rudinei Blanco, profissional que atua na empresa Gerdau e que já atuou como professor no Curso Técnico de Segurança do Trabalho, no município de Charqueadas. Os temas relacionados à Qualidade Total, 5S’s e PDCA foram bastante enriquecedores aos conhecimentos dos estudantes do Curso Técnico em Administração do Instituto Estadual Marechal Rondon. A palestra foi organizada pelo Professor Alexandre Costa Machado em parceria com o estudante do curso técnico em Administração, Júlio César Santos de Oliveira, profissional que atua na empresa Gerdau.

                                




quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio


O dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista  Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. Aqui em nossa escola alunos da sétima série, com o apoio dos professores de História Igor Lopes e Kátia Petry de Geografia prepararam uma encenação e uma dança para relembrar este dia. Parabéns aos alunos e aos professores pela bela apresentação.





A professora Melissa do 1 ano A fez um lanche diferente para comemorar  dia do índio, seus alunos trouxeram algumas comidas típicas indígena como: bolo de farinha de milho, bolo de mandioca, rapadura, etc.
As crianças adoraram o lanche e se divertiram com a pintura indígena que a professora fez no rosto deles. Parabéns professora Melissa.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Páscoa no Rondon

Na última quarta-feira (04/04) algumas turminhas do CAT, receberam uma visita especial, a Coelhinha da Páscoa esteve aqui na escola fazendo a alegria dos pequenos que aguardavam ansiosamente para fazer seus pedidos. Na quinta (05/04) os alunos fizeram algumas apresentações referentes as comemorações de Páscoa, tivemos canto, dança e muitas mensagens de páscoa.

 

 

 




quinta-feira, 5 de abril de 2012

A páscoa está no ar...

Atividades realizadas pelos professores na semana da Páscoa:
- Fábrica de chocolates da professora Ana Cristina com o quinto ano;
- Caçada ao chocolate com a professora Jandira;
- Amigo secreto do sexto ano com a professora Graciele.