quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tu sabes o que é um hieróglifo?


Este termo deriva da composição de duas palavras gregas - hiero «sagrado»,glyfus «escrita». Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados". A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o Hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Próximo Oriente, a escrita evoluiu para o Demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.
Embora sejam geralmente conotados com a civilização egípcia, os hieróglifos foram adotados na escrita de outros povos da antiguidade, tais como os Hititas e os Maias.



Visando aprofundar o conhecimento dos seus alunos dos sextos anos A e B, nas características da Civilização Egípcia a prof. Kátia realizou um trabalho com os alunos, onde estes fizeram cartazes utilizando os hieróglifos na grafia dos mesmos.


 


 


 

 


terça-feira, 22 de maio de 2012

Não às drogas com Raul Avohá

Nesta terça (22/05), nossos alunos do turno da manhã participam de um bate-papo muito interessante com Raul Avohá, ex dependente químico e voluntário no Centro de Reabilitação de jovens usuários e palestras para a prevenção contra qualquer tipo de dependência. Todos ouviram atentamente a história de um homem que sentiu na pela a decadência causada pelo uso abusivo de drogas.
A droga é um problema debatido frequentemente na televisão e agora está sendo trabalhado também na prática por uma pessoa do nosso meio. Sabemos da proximidade do perigo e hoje ganhamos mais motivos para dizer "não".
As consequências são terríveis e dificilmente revertidas, por isso os alunos já sabem: "NÃO ÀS DROGAS"






segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dia das Mães

"Ser mãe, é agradecer há Deus todos os dias, por ele ter dado a nós o dom divino de gerarmos o ser que nos fará a pessoa mais feliz do mundo, e nos transformarmos nessa pessoa maravilhosa que é "MÃE" palavra tão pequena com significado infinito".Parabéns à todas as mamães.
Nossa Escola preparou várias homenagens através das turmas do CAT e como já é de costume preparamos o café da manhã para as mães. Teve também dança do ventre e apresentação da nossa Invernada Artística.

 

 

 

 



sexta-feira, 11 de maio de 2012

JERGS 2012


A primeira etapa dos JERGS 2012 aconteceu nos dia 08, 09 e 10 de maio no Ginásio Gastão Hoff e mais uma vez as equipes do Rondon mostraram grande qualidade técnica e competência frente aos seus adversários.
As equipes  equipes treinadas pelo Professor Eduardo  e Professora Mara obtiveram de forma empolgante a classificação para a próxima etapa dos jogos. Os times tiveram um grande desempenho dentro de quadra, muita técnica e determinação.


E OS DINOSSAUROS...
As equipes treinadas pela professora Patrícia também tiveram garra e empenho, mas infelizmente devido a algumas faltas de arbitragem não alcançaram a classificação.


OS DINOSSAUROS estavam lá...
Os aspectos negativos dos jogos foi o trio de arbitragem, trazendo com isto prejuízo a algumas equipes, fazendo com que os professores reclamassem, e muito, da atuação e comportamento da equipe de arbitragem. Os professores esperam que não se repita esta arbitragem no futuro. Foram muitas s reclamações dos professores e com razão.


E OS DINOSSAUROS???
Mas apesar de tudo as equipes de Handebol  Juvenil Feminino, Futsal Juvenil Feminino e Futsal Mirim Masculino passaram para a próxima etapa.


AAH, OS DINOSSAUROS mostraram que estão vivos, firmes e fortes, ainda dominando outras espécies neste cantinho do planeta.
Parabéns aos Professores Eduardo e Mara e as equipes do Rondon...



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Atenção leitores de plantão

Para quem gosta de ler acesse o site www.dominiopublico.gov.br/pesquisa trata-se de uma Biblioteca Virtual. Lá podemos encontrar várias tipos de publicações e obras de autores famosos, acessem é muito interessante.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Projeto Água - visita a CORSAN

Esse ano, todos os primeiros anos do Ensino Médio, realizaram um projeto para o Politécnico. São projetos incluídos em todos os componentes curriculares. A turma 11 ficou com o Projeto "ÁGUA". 


Na sexta-feira dia 14 de abril veio até a escola um representante da Corsan para dar uma palestra sobre o processo de tratamento da água até chegar em nossas casas.

No dia 02 de maio, a professora Katia Petry nos levou na Corsan, onde o funcionário Jeferson, mostrou todo o processo que havia citado na palestra. Nós vimos passo a passo todo o processo de tratamento da água.

No final dessa visita, a turma aprendeu e esclareceu muitas dúvidas sobre um assunto tão comum, mas muito importante para nosso conhecimento, até mesmo para conseguir estágios, pois é um assunto de extrema importância. Pois muitas pessoas não economizam ou usam a água de forma incorreta, e nós adolescentes devemos nos tornar conhecedores desse assunto para passar essas informações às pessoas mais velhas e futuramente para nossos filhos.