quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rondon, tempo e espaço para Sexualidade

 
    
     Falar sobre sexualidade é falar de sentimentos como: amor, prazer, cuidados, proteção, saúde, família...É isso que nossa Escola realizou com os alunos, através de encontros nos dias 09 e 18 de abril, 16 e 23 de agosto, com a enfermeira Nara Pedroso da Secretaria Municpal de Saúde de Butiá. Trabalhar a Sexualidade, tema ainda considerado complexo para muitos, exige do profissional habilidade e conhecimento, pois para ensinar adolescentes, é preciso saber vincular o que é aprendido com o seu cotidiano, ou seja, personalizar. De nada adianta fornecer as informações sobre o funcionamento do corpo, desvinculadas do prazer e do sentimento. É preciso considerar a sexualidade como algo ligado à vida.
     É esta linha de pensamentos que fez de nossos encontros um sucesso e um grande momento para aprendizagem, propiciando aos nossos alunos momentos para expressarem seus medos, anseios, dúvidas e ao mesmo tempo, aumentando a amplitude do "livre-arbítrio", para tomadas de decisões futuras no que tange ao desejo, ao amor e ao prazer.
    
Os temas trabalhados foram:

- prevenção de DST's e Aids;
- Gravidez Indesejada;
- Métodos Anticoncepcionais;
- Respeito ao seu corpo e ao corpo do outro;
- Namorar, "ficar";
- Mudanças do corpo na Puberdade;
- Drogas e Alcoolismo;
- Ciclo Menstrual;
- Adolescência.

Nosso agradecimento em especial para a enfermeira Nara Pedroso, pelos momentos de sabedoria que nos proporcionou. (Por SOE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário